Prana Satya MENU

Yôga ou Yóga? | Prana Satya

Home » Blog » Yôga ou Yóga?
Yôga ou Yóga?

Yôga ou Yóga?


Dentro das nossas vivências, uma das perguntas que mais ouvimos é: “mas é Yôga ou Yóga?” 

Para nós, do Sistema Shivam Yoga (e para quem faz esse resgate da Cultura Tradicional Indiana), utilizamos os termos em sânscrito. 

E, por isso, dizemos YÔGA.  O YÔGA. E não a yóga.

As palavras em Sânscrito, e em línguas antigas, têm a intenção de fazer resgates culturais e, até mesmo, de gerar determinadas frequências vibratórias. 

Elas são ferramentas para desenvolver a nossa energia e também todos os níveis de nosso ser. Para que possamos, assim, imergir nas referidas culturas.

Tendo o seu tempo, o seu momento, a sua individualidade, sendo um sábio de si mesmo.

Por isso, a importância de aprender as pronúncias corretas. Que, no nosso caso, é o Sânscrito.

Durante as práticas de Shivam Yoga, temos aulas ortodoxas. Ou seja, seguimos uma sequência de práticas com Angas (partes) bem definidas.

Alternamos as técnicas (os exercícios), de modo que o Sadhaka, praticante de Yoga Tântrico, possa conhecer e utilizar as variadas técnicas nas suas práticas pessoais – e também em seu dia a dia.

Dessa forma, a nossa sugestão é que você acompanhe as práticas na sua sequência original, sem interrupções. 

Assim, será possível perceber todos os benefícios da prática. E, na medida em que você for fazendo várias aulas, poderá começar a montar as suas práticas pessoais.

O Sistema Shivam Yoga 

Para nós, do Sistema Shivam Yoga, é de extrema importância contemplar todos os Angas, todas as partes, do Yoga Tradicional indiano.

Assim, é possível imergir nesse resgate cultural. E compreender que o autoconhecimento e o despertar da consciência vem através da prática das técnicas de você com você mesmo.

Nas nossas práticas de Shivam Yoga, o máximo que você precisa é do tatame e de você mesm@. E, em alguns momentos, lenços de papel.

As práticas começam sempre com um DHARANA, concentração mental. Depois, passamos para os POOJAS, transmissões de energia.

Durante os POOJAS, nos energizamos, energizamos uns aos outros, o ambiente onde estamos, fortalecemos a nossa Egrégora do Shivam Yoga e todos os buscadores. Referenciamos e agradecemos toda a história do Yoga Tradicional Indiano.

Por isso, também  fazemos um agradecimento ao Mestre Arnaldo de Almeida, fundador do Sistema Shivam Yoga, pelos ensinamentos.

Na sequência, executamos os PRANAYAMAS, exercícios de respiração. Também com foco na respiração, poderemos executar BANDHAS ou KRYIAS, exercícios de potencialização energética ou de purificação. 

Podemos, ainda, utilizar alguma técnica de DHYANA, de meditação, como por exemplo os MUDRAS, gestos com as mãos de força, energia poder.

Depois, executarmos sequências de ASANAS, exercícios de desbloqueio e auto percepção. Nessa parte, fazemos as famosas posturas, ou posições, do Yoga.

Após a execução dos ASANAS, passamos então para o YOGANIDRA, uma técnica (guiada) de relaxamento e autoconhecimento.

E encerraremos com um DHYANA, uma meditação, com mantralização e vocalização de sons.

Toda a nossa prática tem bases filosóficas sobre as quais conversamos sobre no decorrer de cada aula.

Imergindo nessas histórias, e conhecendo mais sobre o Samkhya, o Tantra e o Sistema Shivam Yoga, conhecemos mais sobre a cultura e a Mitologia Hinduísta.

O Yoga Tradicional Indiano 

Você sabia que Shiva é conhecido com o criador do Yoga Tradicional Indiano? Nós entendemos isso como uma Mitologia. 

Então fazemos uma leitura de que o Yoga é um compilado de saberes vindos dos Maha Yogues Rishes de Bharata, os sábios e sábias da Índia Antiga.

Ainda na Mitologia Hindu, Shiva é o bailarino Real, aquele que dança, trazendo o caos, para que possamos reconstruir com o novo. 

Por isso, quem chega até as práticas de Shivam Yoga está nesse momento de transformações… internas e externas!

E como Shiva é o patrono de nossa escola, damos início à todas as nossas práticas, nos cumprimentando: OM SHIVA!

 

Saiba Mais:
Shivam Yoga Ashram -> https://www.shivamyoga.com.br/
Dakila Pesquisas -> https://dakila.com.br/
Urandir Fernandes de Oliveira -> https://www.urandirfernandes.com.br/
Charles Ferreira ME -> http://www.charlesferreira.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Deixe seu contato para saber de todas as novidades
em primeira mão