Prana Satya MENU

5 dicas de concentração preciosas | Prana Satya

Home » Blog » 5 dicas de concentração preciosas
5 dicas de concentração preciosas

5 dicas de concentração preciosas


A habilidade de se concentrar tem influência em várias áreas das nossas vidas. Do bem estar pessoal, no trabalho e também nas atividades de casa, quanto mais focados estamos, melhores resultados alcançamos. Por isso, trouxemos hoje algumas dicas de concentração que podem fazer a diferença no seu dia a dia. 

1- A respiração como ferramenta de concentração

 Existem várias técnicas de respiração que podem nos apoiar para alcançarmos o nível de concentração desejado. A respiração abdominal, com os ombros relaxados, é um exercício que pode ser feito por qualquer pessoa, e se baseia no controle do diafragma. Você já conhece o seu? 🙂 

Faça respirações lentas e profundas e pelas narinas, sentindo o seu abdômen expandindo e contraindo. Coloque uma das mãos no peito e a outra na barriga, fazendo o movimento por 10 vezes, pelo menos uma vez por dia. Não há contraindicações! 

2- A alimentação também pode influenciar

Uma outra dica de concentração simples que é aprender a conviver com seu estilo de saciedade. Ter sempre algo no estômago, ou fazer jejuns que te façam sentir bem (caso você possa fazê-los). 

Para manter algo no estômago, lembre-se: não precisa ser nada muito substancioso, o importante é manter a sensação de saciedade. Sucos naturais (sem adoçar e sem coar), frutas ou castanhas, entre as refeições principais, são muito indicadas. 

A ingestão de água, além de outros líquidos saudáveis, também é essencial para manter o cérebro funcionando bem. Pesquisas indicam que pessoas com sede gastam mais tempo para completar atividades do que as que estão bem hidratadas. 

3- A qualidade do seu sono importa muito!

Dormir pelo menos sete horas por noite faz toda a diferença para melhorar a concentração. O equilíbrio hormonal tem bastante relação com um sono de qualidade, o famoso sono reparador. Assim, ter horários regulares para dormir e acordar, inclusive aos finais de semana, faz toda a diferença para o seu organismo.

A qualidade do seu sono influencia na memória e no funcionamento do cérebro, como um todo. Por isso, cansaço e sono têm influência direta na capacidade de concentração – e também no seu bom humor. Um cérebro descansado ajuda a manter melhor o foco e a atenção. 

4- Movimente-se!

Fazer exercícios físicos traz benefícios não só para o corpo, mas também para a mente.  A prática aeróbica, por exemplo, contribui para desenvolver partes do nosso cérebro ligadas à atenção e à memória. E a aceleração do metabolismo influencia na rapidez de processamento das informações. 

Além de se exercitar com regularidade, considere também fazer algumas pausas durante o dia. Nosso cérebro consegue se fixar em uma atividade por, no máximo, uma hora. Após esse período, é indicado fazer uma pausa de até dez minutos. Aproveite esse tempo para se alongar e se hidratar! 

5- A meditação como técnica de concentração 

Uma das dicas de concentração mais eficientes que podemos trazer são as práticas de meditação. Em tempos de excesso de informações e estímulos, ela nos ajuda a desenvolver a capacidade de fixar a atenção e tomar decisões mais assertivas.  

Segundo a cultura hinduísta, o Yoga Tradicional Indiano, e os ensinamentos do nosso querido Mestre Arnaldo, fundador do Sistema Shivam Yoga: 

“A concentração se constitui em um esforço para se concentrar todos os sentidos e, principalmente, a mente, em um único objeto – real ou imaginário. Já a meditação, consiste em se conseguir uma concentração tão profunda, que o praticante consegue, gradativamente, ir cessando as ondas vibracionais de pensamentos, de criação de imagens e de ideias. Fundindo-se, então, com seu objeto de meditação. 

Os sábios e sábias da Índia Antiga se afastava em cavernas para meditar. E lá, onde não havia nenhum ruído, passaram a se perceber profundamente. Assim, começaram a intuir o funcionamento dos Shariras – os corpos (físico, energético, emocional, mentais, intuicional e espiritual). 

Quando deram ênfase ao entendimento da mente, concluíram que podia-se produzir inúmeros efeitos em nosso ser como um todo. Esses sábios e sábias sentiram, então, que a mente funciona como uma carruagem, puxada por cavalos bravios. 

Para eles, a carruagem é a nossa mente, e os cavalos bravios são os nossos pensamentos. Ao se tomar as rédeas destes cavalos bravios, podemos ter controle total sobre a carruagem, e chegarmos ao nosso objetivo de forma tranquila e eficaz. 

A prática contínua da concentração, por meio da meditação, nos leva a obter equilíbrio e harmonia. Os benefícios são inúmeros! Desde o estado de saúde física, até o estado de tranquilidade e serenidade. Assim, despertamos mais autoconfiança, força de vontade, disciplina e autoconhecimento.”

Que tal participar de uma prática de meditação aqui do Prana Satya? Elas acontecem todas as quartas-feiras, às 18:30h! 

Ou então venha para uma prática de Shivam Yoga, nas quais sempre temos partes de concentração mental e meditação!
Clique aqui para ver o nosso quadro de horários e reserve a sua vaga para uma participação experimental gratuita pelo nosso WhatsApp.

Saiba Mais:

Shivam Yoga Ashram > https://www.shivamyoga.com.br/

Dakila Pesquisas > https://dakila.com.br/

Urandir Fernandes de Oliveira > https://www.urandirfernandes.com.br/

Charles Ferreira ME > http://www.charlesferreira.com.br/

Pegasus Portal > http://pegasus.portal.nom.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Deixe seu contato para saber de todas as novidades
em primeira mão