Pesquisas mostram eficácia do Reiki

Há muito tempo se especula sobre os benefícios das Terapias Holísticas. Quem usa, aprova e  recomenda. Por vários anos pessoas diversas utilizam das Terapias Naturais com resultados extraordinários. Nossa ciência tem a opinião dividida, alguns falam que é placebo, outros acreditam que funcionam.

No ano de 2003, nós terapeutas tivemos uma vitória. O psicobiólogo Ricardo Monezi elaborou uma pesquisa utilizando o Reiki, onde testou o tratamento em camundongos com câncer.

Dividiram 60 animas em 3 grupos, sendo que um não recebeu nenhum tratamento, outro recebeu o reiki e um 3 não recebeu reiki, apenas uma luva com cabos de madeira. Os camundongos que receberam Reiki, tiveram um aumento (o dobro) da capacidade dos globulos brancos e células imunológicas de reconhecer e destruir células cancerígenas.

O grupo chegou a conclusão de que não houve diferenças significativas nos outros dois grupos de camundongos que não receberam o Reiki, e desta forma as alterações fisiológicas do grupo que recebeu Reiki, não são decorrentes de efeito placebo.

Há também outros pesquisadores, que a partir dos resultados de Monezi, fizeram novas pesquisas sobre o Reiki e seus benefícios  Isso mostra o quanto as terapias podem beneficiar os usuários e como a ciência está interessada nesta forma de cura.

Abaixo link para a pesquisa de Monezi e outras 2 sobre o Reiki.

Primeira pesquisa, de Ricardo Monezi – 2003

Pesquisa da USP sobre o Reiki de 2009

Pesquisa utilizando enfermeiras com síndrome de Burnout – 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *