O que são as Terapias Complementares?

As Terapias Complementares, também conhecidas como Holísticas, Naturais, Alternativas ou Energéticas, são uma forma de tratamento complementar para diversas doenças, físicas mentais ou psíquicas.

Há várias formas de Terapias Complementares. Algumas são energéticas e trabalham com imposição de mãos e manipulação de energias, como o Reiki. Outras com indicação de preparados a base de plantas, minerais e flores, como a Homeopatia, os Floras e a Fitoterapia. E outras que trabalham diretamente no corpo da pessoa, como o Shiatsu, as várias formas de massagens e a Acupuntura.

Cada terapia tem sua teoria, sua forma de atuar no indivíduo, mas todos partem de princípios básicos, como a visão holística do ser humano, ou seja, vê o homem em sua totalidade mental, física e psíquica, estimulam os processos de auto-regulação e auto-cura do organismo, isso faz das Terapias Complementares um grande diferencial perante os tratamentos convencionais.

As Terapias Complementares, utilizadas sozinhas ou de forma à complementar o tratamento convencional, podem contribuir na amenização ou cura de alguns sintomas, aumento da imunidade, diminuição do estresse e ansiedade, contribuindo para a qualidade de vida dos usuários, e também atuam de forma preventiva para várias doenças.

Seus maiores benefícios são uma melhora no sono, alivio de dores, regulação da pressão arterial, auxilio em situações e doenças crônicas e agudas, aumento do sistema imunológico e vitalidade, equilíbrio emocional, maior relaxamento e diminuição do stress, melhora na qualidade de vida, maior clareza mental e remoção de toxinas do organismo. Também favorece um maior controle das emoções, auxiliando no direcionamento de energias negativas, transformando em positivas, desta forma eliminando bloqueios que a pessoa possa a ter.

A homeopatia, por exemplo, atua nos aspectos físicos, emocionais e mentais da pessoa, promovendo curas de doenças e alivio de vários sintomas crônicos e agudos, como febres, reumatismo, dores de cabeça e muscular, doenças alérgicas e de pele, alívios dos sintomas pré-menstruais, ansiedade, depressão, compulsão, entre outros.

Atualmente tais Terapias Complementares tem apresentado uma demanda crescente. Em várias partes do mundo, como na Índia, Alemanha, França e Inglaterra, as Terapias Complementares  são amplamente difundidas e utilizadas pela população. No Brasil, também temos uma grande demanda, sendo que alguns estados já têm atendimentos Complementares pelo SUS e em Goiás, há o Hospital de Medicina Complementar. Na nossa cidade, segue esta tendência de buscar novas terapias e tratamentos. As Terapias Complementares possuem um baixo custo, uma boa capacidade de cura para as doenças, aumento da imunidade, alivio do stress e várias outras enfermidades que hoje, estamos suscetíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *