E antes de tudo… RES-PI-RE

Acredito que, dentre as técnicas do yoga, os Pranayamas (exercícios de repiração) são os mais utilizados em nosso dia a dia. A respiração, essa prática natural e indispensável, cai em nosso esquecimento e passamos a respirar de forma inconsciente e… pasmem.. incorretamente! Sério! Pare e atente-se para sua respiração… inspire, expire… encha os pulmões de ar… retre o ar dos pulmões… o que você faz para realizar esses movimentos?

Mas o que isso tem a ver com nosso Coletivo Nascer Sorrindo? Vamos lá!!!

A maternagem não é fácil e disso sabemos muito bem. Aliás, desde a gestação, muitas mudanças em nosso corpo nos fazem sentir desequilibradas. Durante a gravidez, no trabalho de parto e no parto e também durante nossos dias de puerpério (assim como em toda a vida materna), muitas vezes nos parece faltar ar! Uma pressão no peito, um cansaço extremo, uma fadiga. Temos muitas funções e na correria do dia a dia, com família, casa, trabalho, muitas vezes esquecemos de nós mesmas! Mas, se você respirar, acredite, vai passar mais rápido e você terá muito mais serenidade e paciência, enxergando, assim, as belezas da vida materna e apreciando seus momentos. E, principalmente, cuidando de você mesma! De uma maneira simples, prática, econômica e 100% natural!

Quer saber como? Vamos lá: inspire pelas narinas, expanda o abdômen, o tórax, encha os pulmões de ar, primeiramente na parte baixa, depois média e depois alta dos pulmões. Pulmões completamente cheios, expire. Esvazie os pulmões, soltando o ar pelas narinas, primeiramente na parte alta, depois média e depois baixa dos pulmões. Pulmões vazios, volte a inspirar, pelas narinas, enchendo os pulmões de ar, de forma lenta e profunda, expandindo o abdômen e o tórax. Pulmões cheios, volte a expirar pelas narinas, também de forma lenta e profunda, esvaziando os pulmões, relaxando o tórax e contraindo um pouquinho o abdômen. Pronto! Você reaprendeu a respirar corretamente! Assim como seu bebê, que faz isso de forma natural e maravilhosa.

Siga neste Pranayama que eu descrevi ai em cima por alguns minutos e depois me conte como foi seu dia depois disso. Antes de brigar, xingar, se irritar, chorar, desistir… RES-PI-RE… e depois veja os resultados fantásticos!

Os Pranayamas são também técnicas que auxiliam no aumento da capacidade pulmonar, beneficiam seu sistema respiratório, aquietam a mente, as emoções, fazendo com que você entre em estado de meditação.
Agora, quando você estiver sentindo um profundo esgotamento, inquietude, angústia ou qualquer outro sentimento que lhe desarmonize, lembre-se: RES-PI-RE!

Alice Antonucci
Mãe da Isadora e Companheira do Fabiano
Instrutora de Yoga Terapeuta no Prana Satya “Terapias Complementares e Shivam Yoga”
agantonucci@gmail.com / @aliceantonucci.yoga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *